Atualmente, muitos empresários e empresas têm sido confrontados com alguns problemas durante os processos de registo de marca e, para evitar possíveis inconvenientes, o mais indicado será sempre consultar profissionais na área da Propriedade Intelectual, estando a equipa da Atual Marcas disponível para o auxiliar nestas questões.
Se já pensou, por várias vezes, em registar a sua marca, mas ainda não colocou esse plano em prática, saiba que dessa omissão podem ocorrer variadas consequências, tanto para a sua empresa, como para o seu próprio negócio.
Por esse motivo, e para que possa agir o quanto antes, indicamos aqui sete riscos que pode correr se não registar a sua marca.
São eles:
1. Utilizar a marca de outra empresa
Um dos riscos mais comuns que ocorre por não registar a sua marca é o de poder estar a usar uma marca de outra empresa que já existe no mercado.
As entidades que desejam efetuar o seu registo, normalmente, não fazem uma pesquisa prévia para aferir se já existem os nomes e/ou os respetivos registos antes de escolherem o nome para a empresa ou negócio.
Neste caso, o ideal será sempre iniciar o procedimento com uma pesquisa, efetuada com o auxílio de um dos nossos profissionais, para ter a certeza de que não existe nenhuma outra marca com o mesmo nome que deseja usar ou registar.
2. Uma empresa pode registar a marca antes de si
Outro risco que pode correr quando não regista a sua marca é o de outra empresa registar a mesma marca antes de si, fazendo com que tenha litigar pelo direito de utilizar aquele nome.
Mesmo que esteja há mais tempo no mercado, a outra empresa pode apresentar o pedido de registo desse nome antes de si e, posteriormente, ao ser confrontado com esta situação, terá que “lutar” pelo direito.
3. Ter que trocar de nome
Além de poder existir uma empresa que registe antes de si, outro risco que pode surgir ao não registar a sua marca é o de ter que trocar o seu nome. Esta situação pode trazer desconforto para os seus clientes e, principalmente, se já fez a divulgação desse nome para apresentar a sua empresa ou negócio.
4. Pagar indemnizações
Se o nome da sua marca estiver a ser utilizado por outra empresa, caso não possua o respetivo registo, poderá ter que responder pelas infrações que a prática desses atos possa causar, além de ter que pagar indemnizações pelos prejuízos que a outra empresa ou entidade possam sofrer.
Pela prática desses atos, a outra empresa pode agir judicialmente, apresentando um processo contra a sua empresa e esta circunstância pode prejudicar a reputação da sua marca.
5. Traz prejuízos financeiros
As indemnizações e infrações pelas quais poderá ter que pagar são elevadas e, além disso, corre o risco de ter que trocar tudo o que envolva a divulgação da sua empresa, seja em meios físicos, como nos meios digitais (por exemplo, a fachada do seu estabelecimento, logótipo, nome de domínio, cartões de visita, catálogos, publicações, entre muitos outros), provocando vários prejuízos financeiros e a todo o seu investimento.
6. Não ter direito sobre a marca
De acordo com o disposto no Código da Propriedade Industrial, a empresa que regista a sua marca em primeiro lugar, tem um direito de propriedade e do exclusivo sobre a mesma, podendo impedir terceiros, sem o seu consentimento, de usar, no exercício de atividades económicas, sinal idêntico à sua marca, representando, deste modo, um obstáculo à utilização do mesmo nome por outra pessoa.
7. Transmite desconfiança aos consumidores
Se já teve o trabalho de divulgar a sua marca nas redes sociais, por exemplo, os clientes já o conhecem por esse nome. Assim, quando existe a necessidade de o alterar, essa circunstância pode causar desconfiança e gerar dúvidas em relação ao seu trabalho e qualidade dos produtos ou serviços, não sendo vantajoso para o seu negócio ou para a sua empresa.
Não corra o riscos desnecessários, REGISTA A SUA MARCA o quanto antes para evitar problemas futuros!
A Atual Marcas tem uma equipa especializada para o auxiliar na pesquisa prévia e em todas as etapas do registo de marca. Contacte-nos e fale com um dos nossos especialistas.