Christian Louboutin expõe Portugaba em Grândola por tempo indeterminado

O famoso designer francês de calçado, Christian Louboutin – intimamente ligado a Portugal e em particular à costa Alentejana, onde tem casa nas imediações da Lagoa de Melides, e onde está a construir um hotel de chame com 15 quartos – disponibilizou quatro peças genuínas do seu espólio particular ao novo Núcleo Museológico de São Pedro que inaugurou sábado (10 de Abril) em Grândola. Como não podia deixar de ser, de entre as peças icónicas distingue-se a Tote Bag da coleção Portugaba lançada em 2019, tendo como fonte de inspiração o folclore e as ricas tradições de Portugal, assim como as próprias técnicas artesanais a que recorre.

A mala Tote Bag resulta de uma combinação da cultura popular e da história particular de regiões de Norte a Sul de Portugal, numa pesquisa levada a cabo pelo próprio Louboutin, que sendo estrangeiro se sensibiliza e louva os antigos mesteres e a alma portuguesa. Para além da Tote Bag estarão também expostos – por tempo indeterminado – os sapatos Melina, Pigalle Strass e Divazeppa.

Christian Louboutin fez questão de enviar uma espécie de vitrina diretamente de França, funcionando esta como suporte à instalação que eleva as suas quatro peças originais à condição de arte. Faz-se acompanhar de uma memória descritiva amplamente divulgada na campanha da coleção, com referência à inspiração e honra de trabalhar com os artesãos portugueses. Nesta mensagem é também relevado o savoir-faire, ligado ao amor que o designer de Paris nutre por Portugal, tendo mesmo adotado o país como a sua segunda casa.

As peças com assinatura vão ficar expostas no museu por tempo indeterminado, esperando a visita prometida de Louboutin que dispõe de uma casa de férias no concelho de Grândola junto à Lagoa de Melides e está aí a construir um hotel de charme com projeto da arquiteta portuguesa Madalena Caiado. O designer adquiriu os terrenos em 2017 por 500 mil euros, estimando-se que invista cerca de dois milhões na infraestrutura prestes a inaugurar ainda em 2021.

O convite a Christian Louboutin – cuja marca registada é a sola vermelha (note-se que conquistou esta patente mas não a exclusividade) – partiu do município, ponderando outras colaborações que este tem vindo a realizar em vários museus internacionais. Uma vez que o Núcleo Museológico de São Pedro convida a um percurso pelo passado histórico e arqueológico do concelho de Grândola, e a autarquia assumiu também um “olhar para o futuro”, a instalação de Louboutin insere-se nessa modernidade, dando a conhecer alguns dos trabalhos inspirados nas tradições portuguesas.

Este que é considerado um dos designer de sapatos mais famosos do mundo (se não o mais) rendeu-se, há anos, aos encantos de Portugal, em especial de Melides que ainda preserva a identidade, lançando até uma linha de sapatos com o nome desta vila da costa alentejana a pouco mais de uma hora de Lisboa. O vídeo da campanha da coleção é elucidativo, com as praias de areia branca a perder de vista, a lagoa natural, a vegetação nativa, a arquitetura tradicional preservada. Como já quase não se vê em outras regiões do território português.

Veja também:

Christian Louboutin consegue registo da cor da sola dos seus sapatos, na China

A guerra pela sola vermelha

Gostaria de ser contactado?

Partilhe

Obrigado pelo seu contacto

Siga-nos!

× Como podemos ajudar?