Como qualquer bem de valor, a sua marca está permanentemente exposta ao risco. E, enquanto o restante património do seu negócio pode ficar salvaguardado com um bom sistema de alarme ou um seguro com amplas coberturas, a marca não beneficia desse tipo de proteção, pelo que é necessária vigilância permanente e um difícil trabalho de antecipação.
É certo que um assalto, um incêndio ou outro tipo de imprevisto não ameaçam diretamente a marca, no entanto, o perigo vem de formas mais discretas e subtis, que passam despercebidas e, muitas vezes, só é detetado quando já se verificaram avultados – e por vezes irreparáveis – danos.
Entre as várias ameaças a que a sua marca está sujeita surge, à cabeça, a apropriação indevida. Basicamente, isto significa que uma outra pessoa, empresa ou instituição passou a utilizar a sua marca, o nome do seu negócio ou uma imagem identificativa (a sua identidade visual), como sendo dela ou de forma a conseguir tirar algum proveito ou benefício.
Isto ocorre em casos de contrafação, quando alguém falsifica a sua marca (na maior parte dos casos, roupas ou artigos de moda e beleza) ou, então, em caso de burla, no qual o infrator alega ser representante ou proprietário dessa marca para obter rendimento ilícito (por exemplo, cobrança de valores).
Ora, aqui, tratando-se de situações de foro criminal, o proprietário da marca tem do seu lado a lei, e a situação pode desencadear uma investigação policial e a respetiva responsabilização dos seus autores. Mas, ainda assim, é necessária uma atenção constante e vigilância apertada da sua parte, para detetar este tipo de abusos, pois quanto mais cedo eles forem descobertos, menores serão as suas perdas.
Porém, há casos em que as autoridades poderão não ter condições para agir, pois tratam-se de infrações muito mais complexas. Uma das formas de apropriação de marca alheia é a antecipação, ou seja, alguém que percebe que uma determinada marca está a ser usada com toda a normalidade, mas que, por não estar ainda registada, nem devidamente protegida pela lei, é um alvo fácil. Neste caso, a pessoa responsável pelo abuso avança com o registo de uma marca que nunca usou, mas que, por se ter adiantado no procedimento legal, fica em vantagem para se apropriar da sua marca.
A situação é ainda mais complicada quando a pessoa que faz o registo indevidamente tem ligações ao seu negócio, como sócios desavindos, ex-funcionários com acesso a informação privilegiada ou até mesmo familiares e pessoas de confiança que, por motivos imprevistos, optam por se aproveitar de descuidos seus. É para o proteger de todos estes riscos que a Atual Marcas existe. Com mais de 15 anos de trabalho na área das Marcas, Desenhos e Modelos e Patentes, e com milhares de processos já concluídos com sucesso, colocamos ao seu dispor as ferramentas indispensáveis para proteger o seu património, salvaguardando a sua marca de todas as ameaças que, diariamente, esta enfrenta. Contacte-nos já e descubra tudo o que podemos fazer pela sua marca e pelo seu negócio.