Vai renovar a sua Marca? Conheça 5 Dicas obrigatórias

Renovar a marca é muito mais do que um simples procedimento administrativo. A renovação em todo o espaço da União Europeia é o momento certo para redefinir os aspetos mais importantes do seu negócio, como o posicionamento no mercado, a relação da marca com o cliente ou as formas mais eficazes de potenciar a sua rentabilidade.

Para que não deixe escapar esta oportunidade, os especialistas da Atual Marcas dão-lhe a conhecer cinco passos decisivos que deve tomar no momento da renovação da sua marca. Porque uma marca é um património capaz de gerar rentabilidade de formas que muitos ainda desconhecem.

Certifique-se que o Logotipo está atualizado

Nenhuma empresa de sucesso pode manter-se no topo sem uma boa identidade visual. Por ser a face mais visível de um negócio e a mais exposta aos olhares do mundo, o logotipo está sujeito a permanentes alterações, sejam remodelações completas ou meros ajustes.

Qualquer renovação de marca terá, por isso, de levar em conta todas as mudanças no logotipo e nos outros elementos distintivos, que são alvo de um procedimento próprio. Se houve alguma alteração significativa ao nível da imagem, cores ou nome, é sempre necessário que as atualize devidamente antes do ato de revalidação.

Verifique se a Marca está corretamente registada relativamente aos produtos e serviços que comercializa

Nunca como hoje o negócio foi tão dinâmico. Uma empresa que cresce deve estar em constante mutação, estendendo-se para novas áreas de negócio, acrescentando setores de atividade e somando novos produtos à vasta oferta que disponibiliza aos clientes.

A marca tem de estar adaptada a este permanente crescimento, acompanhando os novos caminhos que o seu negócio abre diariamente. Tudo isso deve estar refletido na marca e na respetiva revalidação, devendo a mesma enquadrar todos os produtos e serviços que a ela correspondem nesse momento, ou outros que se anteveja venham a fazer parte do seu negócio.

Comprove que a abrangência territorial é suficiente para a atual utilização da Marca

O seu cliente é o mundo inteiro e mesmo que opere apenas a nível local, ou regional, a porta para novos países e mercados deve permanecer aberta. A sua estratégia de Propriedade Industrial evoluirá também ao longo dos anos e, com ela, a sua necessidade de expansão.

Como é óbvio, a Marca deve seguir todos os passos do seu negócio, devendo aproveitar a revalidação para ajustar a cobertura desse registo aos novos mercados que explora. Se as suas ambições se estendem para além do território atualmente registado, deve procurar também levar a sua marca para a UE e/ou outros países internacionais.

Garanta a contratação de um sistema de vigilância diária

À mesma velocidade com que cresce o seu negócio, crescem também as ameaças à volta dele. Uma Marca de sucesso é sempre alvo da cobiça alheia e, se não for devidamente protegida, poderá tornar-se num alvo fácil de aproveitadores e burlões, que poderão, por vários métodos, fazer um aproveitamento ilícito da sua marca.

Assegure-se de que ninguém tenta registar uma marca idêntica ou semelhante à sua, através do nosso robusto e abrangente software, que permite aos nossos especialistas fazerem uma vigilância em tempo real. Adicionalmente, a Atual Marcas coloca ao seu serviço uma equipa de profissionais devidamente habilitados, que prestam serviços de controlo profissional de marcas.

Assegure o sucesso no mercado e futuras expansões

A ampla utilização da marca durante vários anos pode consolidar a sua presença no mercado, adquirindo notoriedade e prestígio. Além destas importantes fontes de valor, a anterioridade da marca também é decisiva, pois evidencia a qualidade dos produtos e serviços que estejam protegidos e a ser comercializados ao longo desses anos.

As palavras-chave são notoriedade e prestígio. Graças a elas, a sua marca será lembrada pelo público e mencionada (e simultaneamente divulgada) de forma espontânea e positiva, reforçando assim a defesa dos seus direitos contra eventuais imitações.

Isto terá um efeito de contágio, pois qualquer nova marca que surja associada ao seu negócio será muito mais facilmente aceite pelos consumidores, com forte impacto ao nível da rentabilidade: os clientes vão querer comprar outros produtos ou serviços associados essa empresa, porque já se sentem familiarizados com a qualidade e garantias assumidas pela sua marca e empresa. Com isso virá também a confiança do consumidor, que privilegia uma maior proximidade, reforçando a probabilidade de a marca ser tida em conta no processo de decisão de compra e inibindo a memorização de outras marcas (concorrentes) que pertençam à mesma categoria de produto. 

A presença de uma empresa numa área de negócios por um mais longo período de tempo assegura notoriedade, associando a ela uma imagem de sucesso. Aos olhos do consumidor, a notoriedade traduz o empenho da marca em estar presente no mercado. É uma via aberta para novos negócios, facilitando as extensões de marca já que o uso de uma marca notória numa nova categoria de produto lhe garante instantaneamente o reconhecimento. Estes são passos decisivos que deve seguir para maximizar a rentabilidade do seu negócio, contando para isso com o apoio da equipa da Atual Marcas para o assistir, apoiar e aconselhar em todos momentos deste processo de revalidação de Marca. Porque o seu sucesso é a nossa missão.

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