“O ativo mais relevante para qualquer empresa é a marca”, defende um dos maiores empresários do país

A marca é um dos mais valiosos ativos de uma empresa ou grupo empresarial, sendo capaz de alavancar qualquer negócio, potenciando as vendas e assegurando a presença em mercados aos quais muito poucos conseguem aceder. Apesar disso, o seu potencial é ainda muito desaproveitado em Portugal, onde o investimento na inovação ocupa ainda uma escassa percentagem dos planos de negócio.

Mas há excelentes exemplos no nosso país de empresários que apostam fortemente nas suas marcas e fazem delas veículos para afirmação dos seus negócios em todo o mundo. O caso mais emblemático é o do Grupo Delta, fundado há mais de 60 anos por um dos maiores empreendedores nacionais, Rui Nabeiro.

Detentora de marcas de grande sucesso, como a Delta-Q, a histórica Camelo ou a mais recente Bellissimo, a Delta tem alicerçado o seu crescimento na inovação, contando para isso com uma robusta estratégia de criação, promoção e desenvolvimento de marcas próprias.

Em entrevista recente ao semanário Expresso, o líder deste que é dos maiores e mais saudáveis grupos empresariais em Portugal defende que a chave do sucesso da empresa foi ter compreendido a tempo que “o que vendia não era café, mas sim a Delta, ele vendia uma experiência, que era a marca Delta. O ativo mais relevante para qualquer empresa é a marca”.

Rui Nabeiro, Presidente-executivo do Grupo Delta e neto do fundador considera que a menor aposta em marcas prejudica as empresas e a própria economia nacional: “somos industriais, mas depois não temos marcas. Vendemos muitos produtos para fora, e eles voltam para cá com uma etiqueta e uma marca a valer 10 vezes mais. Nós estamos a deixar valor na mesa porque não temos marcas.”

Na sua opinião, é necessária uma maior aposta na inovação, “uma estratégia que pode ser seguida em muitos sectores, mas em especial no calçado, nos têxteis, nos vinhos ou no turismo”. O empresário promete ainda fazer das marcas uma das suas prioridades na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), umas das mais importantes organizações empresariais, para a qual foi eleito presidente este ano.

Esta postura no mercado vai de encontro à estratégia que a Atual Marcas propõe aos seus clientes há mais de uma década, sensibilizando-os para o valor da marca, enquanto ativo de elevado potencial em qualquer negócio, sendo geradora de lucros e potenciadora de vendas. Os consultores da Atual Marcas asseguram total apoio na criação e implantação da sua estratégia de marca, para além do acompanhamento total em todo o processo de criação, registo e vigilância da mesma.

Gostaria de ser contactado?

Partilhe

Obrigado pelo seu contacto

Siga-nos!

× Como podemos ajudar?