Gigante Nike quer proibir logos semelhantes aos seus

O icónico logotipo com o salto de um basquetebolista é a imagem de marca da Nike, sendo reconhecido em qualquer parte do mundo, por consumidores das mais variadas faixas etárias. Mas será isso o suficiente para o gigante do equipamento desportivo reclamar o direito de usar, em exclusivo, esse desenho e todas as suas variantes?

A marca acredita que sim, a julgar pelo mais recente processo que está a mover a uma outra empresa americana, que comercializa equipamento de esqui, além de roupas e acessórios. A Skiman conseguiu registar, nos Estados Unidos, um logotipo que inclui o desenho em branco de um esquiador em posição de salto, sobre um fundo escuro.

Numa análise do desenho, são notórias algumas semelhanças – as pernas abertas, a posição dos braços – e a Nike já contactou a Skiman, deixando o aviso: caso não pare de usar essa imagem irá enfrentar um duro – e caro – processo legal. Pede, ainda, que a pequena empresa abdique, voluntariamente, da marca que conseguiu, efetivamente, registar em dezembro de 2020, apesar das tais semelhanças.

Com efeito, a marca de produtos de esqui seguiu todos os procedimentos legais e a Nike nunca se opôs em nenhum momento. Só o fez quando a Skiman passou a usar publicamente – nas redes sociais e em anúncios publicitários – o logotipo que está origem da controvérsia. O argumento legal da multinacional é que a imagem adoptada pela Skiman inclui semelhanças que podem levar à confusão entre aquela e o seu célebre logotipo do “jumpman”.

A pequena empresa defende-se, alegando que o registo efetuado lhe confere direito de uso, mas admite que, no caso da Nike avançar com ações legais, o seu pequeno negócio poderá não sobreviver. Curiosamente, o tão adorado logotipo da Nike esteve, até há bem pouco tempo, envolvido num outro processo, no qual a marca era acusada de ter usado indevidamente uma fotografia que era propriedade de outro artista e que terá servido de base ao desenho do homem em salto. Este caso chama, novamente, a atenção de empresas e empreendedores para os cuidados a adotar na escolha de um sinal distintivo para o seu negócio, bem como os elementos gráficos nele constantes. Uma escolha criteriosa, atenta ao detalhe, com um bom trabalho de pesquisa e, acima de tudo, sustentada em profissionais competentes, como a equipa da Atual Marcas, poderá evitar custos desnecessários. Contacte-nos já e descubra tudo o que podemos fazer pela sua marca!

Gostaria de ser contactado?

Partilhe

Obrigado pelo seu contacto

Siga-nos!

× Como podemos ajudar?