As marcas, tal como qualquer outro elemento do negócio, devem estar sempre em desenvolvimento, evoluindo progressivamente, de maneira a que se possam tornar mais eficazes e rentáveis. A sua inatividade e estagnação não só travam o crescimento do negócio, como podem comprometer o seu sucesso.
Da mesma forma que o equipamento tecnológico não pode ficar obsoleto, ou as competências dos funcionários devem ser sempre enriquecidas e atualizadas com novo conhecimento e experiências, a marca tem de ser encarada como um organismo vivo, em permanente aperfeiçoamento, melhoria e avanço. A economia está em constante movimento e a sua marca não pode nunca ficar para trás.
Há, obviamente que o fazer com as devidas cautelas, uma vez que a mudança implica sempre uma maior probabilidade de cometer erros. Sim, os erros fazem parte do processo de aprendizagem, mas é essencial a existência de método e planificação em todo o processo de evolução, de modo a minimizar custos e perdas decorrentes de todo esse movimento.
Comece pela pesquisa de mercado
Toda a alteração ou processo de mudança de uma marca deve ser antecedido de uma pesquisa de mercado. Foque-se nas necessidades dos seus clientes, procure e localize os seus concorrentes, averiguando ainda a existência de marcas com designação idêntica, ou mesmo atividades semelhantes. Obviamente, faça um esforço para tentar entender as tendências do setor. Como referem os maiores especialistas em marcas, toda a pesquisa é uma espécie de bússola do seu negócio, que o direcionará no sentido do sucesso.
Defina, em seguida, a identidade da marca
Concretizada a pesquisa de mercado, é tempo de dar forma ao elemento central deste processo: a identidade da marca. Aqui é fundamental que fique bem delineado tudo aquilo que pode ser enquadrado como a alma do negócio: valores, missão e visão da empresa. Para uma total eficácia, a identidade da marca terá de ser clara e consistente ao longo das várias interações com parceiros e clientes.
Mudança de nome, um passo decisivo
Este é sempre o momento que levanta maiores reservas aos empreendedores. Muitas vezes, entende-se que é uma jogada de risco, uma vez que a mudança de nome envolve a alteração de um dos elementos centrais do negócio. Mas, quando efetuado com critério e método, pode ser uma mudança fundamental para o reposicionamento da marca, garantindo-lhe acesso a novos mercados e níveis de desempenho muito superiores. O processo de rebranding deve ser efetuado de modo a refletir a sua evolução e ambições, ou mesmo novas aquisições. Lembre-se que um dos ativos mais valiosos de uma marca é um nome forte, que carregue em si mesmo a identidade da empresa e que seja facilmente recordado e reconhecido.
Planificar para conquistar o futuro
Comunicar com clareza e eficácia é uma das prioridades de qualquer marca e, para isso, o Plano de Marketing é absolutamente decisivo. Concluídas as fases de identidade de marca e escolha do nome, é fundamental que concentre todas as energias na planificação da estratégia de marketing, tornando-a num sólido instrumento capaz de comunicar, de forma clara e eficaz, os valores e a oferta da empresa. Neste domínio, o marketing digital é cada vez mais decisivo, através de ferramentas valiosas como o SEO, campanhas de redes sociais e marketing de conteúdo.
A força do elemento humano na solidificação da marca
São as pessoas quem constrói a marca e é por isso que nunca pode subvalorizar o poder da equipa que trabalha diariamente no seu negócio. Aposte permanentemente no reforço de competências, fornecendo formação contínua aos colaboradores, essencial para garantir que todos estão alinhados com a identidade da marca. É fundamental que disponham das competências técnicas necessárias e estejam aptos a oferecer um serviço de excelência. É, aliás, um dos princípios básicos de qualquer negócio: aqueles que não conhecem a sua marca, o que ela representa, ou os seus princípios e que não consigam dominar o produto que vendem, nada terão a acrescentar ao mercado e, naturalmente, o mercado irá percebê-lo muito rapidamente.
Dê prioridade à tecnologia
A modernização é o elemento diferenciador em qualquer negócio, sendo por isso o recurso à tecnologia mais do que uma opção, uma necessidade sem a qual nenhuma marca sobrevive. A aposta em plataformas digitais, que reforcem a eficácia operacional e acelerem os procedimentos, é vital para o seu negócio. Sem esses instrumentos, a resposta às expectativas e solicitações dos clientes estará fortemente comprometida, por falta de soluções rápidas e acessíveis.
A melhoria é um processo contínuo
Lá dizem os antigos “parar é morrer”. Esta pérola da sabedoria popular adequa-se como uma luva às marcas, que estão condenadas se optarem por se manter estáticas, como o demonstram inúmeros casos de marcas populares e bem-sucedidas, que acabaram extintas por não terem acompanhado a marcha do tempo. A promoção de uma cultura de melhoria contínua e a adoção de mecanismos de feedback são, nesta matéria, cruciais. Nunca como hoje foi tão importante a permanente análise de dados, bem como dar voz aos parceiros, clientes e colaboradores. Só assim é possível ajustar as estratégias capazes de manter a relevância e competitividade da marca.
Na Atual Marcas, o sucesso do cliente é a nossa prioridade, procurando sempre sensibilizá-los para a importância – e também complexidade – da gestão de uma marca. Requer um constante esforço, que abrange elementos como a pesquisa de mercado, a definição objetiva da sua identidade, a adoção de um projeto de rebranding estratégico, a aposta em marketing eficaz, formação contínua, reforço da inovação tecnológica e melhoria constante. Uma marca constrói-se em equipa e orgulhamo-nos de fazer parte desse mecanismo que diariamente assegura o sucesso de milhares de negócios e empresas.