James Bond e a missão para manter a sua marca

O agente secreto James Bond prepara-se para enfrentar um novo vilão. Só que, desta vez, não é nenhum mau da fita empenhado em dominar o mundo. Em vez disso, 007 vai ter de combater o uso não autorizado do seu nome num projeto imobiliário de luxo, no Dubai.

No centro desta nova “missão” está um empresário austríaco, que decidiu utilizar a designação James Bond no seu novo empreendimento turístico, apesar de já ser uma marca registada. Josef Kleindiestn defende que é tudo legal, porque considera que a marca não está a ser explorada comercialmente em diversas áreas.

Por esse motivo, quer “recrutar” James Bond para ser a marca de diversos bens e serviços que vão integrar o Heart of Europe, um luxuoso empreendimento situado em ilhas artificiais, perto do Dubai. E a verdade é que a legislação do Reino Unido e da União Europeia poderão dar-lhe razão, uma vez que preveem que uma marca registada possa ser revogada, se o proprietário passar pelo menos cinco anos sem a explorar comercialmente para certos produtos e serviços.

No entendimento do empreendedor austríaco, a marca James Bond não é utilizada em ramos de produtos como: modelos de veículos, programas de computador e bandas-desenhadas eletrónicas, publicações digitais e design, nem em áreas de atividade como restauração e hotelaria. Por esse motivo, já avançou com procedimentos legais para obter direitos sobre marcas como “James Bond Special Agent 007”, “James Bond 007”, “James Bond” ou “James Bond: World of Espionage”, para além da célebre frase “Bond, James Bond”.

Claro que os atuais detentores não vão ficar de braços cruzados e deverão contra-atacar a qualquer momento, até porque está em causa um valioso património. Alguns especialistas britânicos adiantam que os proprietários têm de apresentar a sua defesa nos próximos dois meses. Para que possam manter as suas marcas, é fundamental que façam prova de que, nos últimos cinco anos, deram uso ao nome James Bond em relação aos produtos e serviços reclamados pelo milionário austríaco.

Na Atual Marcas, não expomos os nossos clientes a este tipo de sobressaltos, aconselhando-os devidamente e fazendo um permanente acompanhamento da marca, de forma a protegê-la deste e doutro tipo de ameaças ao seu património. Connosco a sua marca é um valor seguro.

Gostaria de ser contactado?

Partilhe

Obrigado pelo seu contacto

Siga-nos!

× Como podemos ajudar?