Estamos habituados a ver os canais de TV em guerra, principalmente em matéria de telenovelas. Essas guerras, que tantas paixões alimentam, costumam ser pelas audiências, mas neste caso SIC e TVI lutam por uma marca: Terra Forte.
A TVI quer usar esse nome como título da sua próxima telenovela e até pediu o registo de marca, de forma a proteger os seus direitos sobre a designação Terra Forte. Poderia assim explorar comercialmente a marca, ao mesmo tempo que impedia o seu uso indevido por terceiros.
Acontece que a SIC estava atenta e fez uso de um dispositivo legal que lhe permite interromper esse registo. Exerceu o direito de reclamação dentro do prazo, após ter tido conhecimento do pedido da rival, o qual, por lei, pode ser exercido num prazo de dois meses após a sua publicação, permitindo, avançar com eventuais oposições em defesa dos seus direitos.
Na base desta reclamação está uma outra telenovela, que a SIC produziu e exibiu de 2019 a 2021, chamada Terra Brava. A semelhança entre os nomes é o principal fundamento da oposição, visando impedir um nome que, alegadamente, poderá suscitar confusão com a marca já existente e que pertence à SIC.
Claro que a disputa não fica por aqui, uma vez que a argumentação da SIC vai ser analisada e a própria TVI terá direito de contestar, defendendo o seu direito ao nome Terra Forte. Até porque aquela estação de TV aposta forte nesta nova telenovela e prevê estreá-la no final de 2025, sendo que o registo de marca é essencial para toda a máquina comercial que gira à volta deste tipo de produtos televisivos.
É uma disputa que nos chama a atenção para a dificuldade na escolha de marcas e nomes em mercados altamente competitivos como a indústria do entretenimento, principalmente na televisão. Mesmo tendo apenas em comum uma palavra e não havendo semelhanças de sonoridade entre “brava” e “forte”, os pedidos de registo podem ser interrompidos, por vezes até num esforço de ganhar tempo, jogando com os recursos legais para adiar os projetos empresariais da concorrência.
A Atual Marcas coloca a sua experiência ao serviço de empresas e empreendedores, prestando apoio especializado em todas as fases — desde a análise e escolha estratégica do nome, ao registo e acompanhamento técnico, até à defesa contra eventuais conflitos — para que os seus projetos avancem com segurança e se afirmem de forma competitiva no mercado. Contacte-nos e descubra o que podemos fazer pela sua marca.