Registar uma marca é o primeiro passo para a afirmação e reconhecimento do seu negócio, e a primeira etapa de uma viagem que, um dia, o poderá levar ao pódio das marcas preferidas dos portugueses, onde atualmente se encontram o sistema Multibanco, a rede de lojas de artigos eletrónicos Worten e, claro, a própria marca Portugal.
O top de popularidade revelado pelo estudo anual do WPP (grupo empresarial na área do marketing) assenta na chamada “força das marcas”. Para a calcular tem em conta fatores como potencial de inscrição no futuro, o envolvimento dos consumidores e a sua devoção a uma dada marca. A base para este estudo são os questionários feitos a consumidores portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.
A classificação foi dividida em categorias, identificando as marcas mais progressistas – Fundação Champalimaud e MB Way –, as que apresentam maior força – Google, Youtube e IKEA –, com maior ousadia – Ricardo Araújo Pereira – ou mesmo as mais arrogantes – EMEL, José Mourinho ou Assembleia da República.
Este estudo é uma importante ferramenta para os empresários, uma vez que põe à prova a visibilidade das marcas junto dos consumidores portugueses, revelando o caráter decisivo do registo de marca, elemento indispensável para fidelizar e conquistar um vasto universo de clientes e consumidores que irão ditar o sucesso – ou insucesso – de uma marca.
E se a sua marca ainda está um pouco distante dos rankings de notoriedade não é de todo motivo para alarme, mas antes de incentivo. O caminho para a sua afirmação leva o seu tempo a percorrer e requer uma boa base de sustentação, onde não podem faltar investimento, criatividade e, claro, o apoio de especialistas na área, que o vão auxiliar nos passos essenciais. A Atual Marcas está, hoje e sempre, ao dispor dos empreendedores na missão de ajudar a construir uma marca de sucesso.