As multinacionais apostam cada vez mais nas suas marcas e têm bons motivos para isso. Os indicadores mais recentes apontam para uma crescente valorização deste ativo das empresas, sendo que o valor das marcas se acentuou desde 2020.
A Apple é atualmente a marca mais valiosa do mundo, logo seguida da Microsoft e Google, que ocupam o pódio, tendo atrás de si a Amazon (4.ª) e a Walmart (5.ª). A lista de marcas mais valiosas deste ano foi agora revelada no relatório “Global 500 – 2025”, publicado pelos especialistas internacionais da Brand Finance.
Entre as 500 marcas ali enumeradas não figura nenhuma portuguesa, o que demonstra a elevada competitividade do mercado das marcas, com destaque para nomes como TikTok (+ 79% em 4 anos), DraftKings, FanDuel, Nvidia (+ 98%), AMD e Pinduoduo que apresentam um crescimento mais expressivo nos últimos anos.
Mas a campeã da valorização é a e&, apontada como a marca de crescimento mais rápido do mundo nas projeções para 2025. Esta operadora de telecomunicações sediada no Dubai apresenta um aumento no seu valor correspondente a oito vezes o valor da marca, alcançando os 15,3 mil milhões de dólares.
O ranking de marcas analisa ainda outros indicadores como a robustez da marca e, nesse domínio, quem leva vantagem é a WeChat, considerada a marca mais forte a nível mundial, com uma pontuação de 95,2 no Brand Strength Index. Por país, os Estados Unidos encabeçam a lista com 193 marcas em destaque, o que representa mais da metade do valor total, sendo seguidas à distância por China (69 marcas) e Alemanha (27). Quanto aos setores, a banca lidera com 12,7 % – ou seja, 79 marcas na lista de 500 –, mas com o Retalho e os Media muito perto.
O critério usado pela Brand Finance para definir o valor de uma marca tem por base os benefícios económicos líquidos que o proprietário da marca conseguiria obter ao fazer o seu licenciamento no mercado. Já a força da marca é calculada em função da eficácia do seu desempenho em atributos intangíveis, quando comparada com os seus concorrentes.
Estes valores revelam o peso cada vez mais elevado que a marca conquistou na vida das empresas, sendo que nenhum negócio poderá hoje sobreviver sem uma boa estratégia de marca.
A Atual Marcas é especialista no desenvolvimento, gestão e implantação de marcas, ajudando milhares de empresários a afirmar a sua presença local e globalmente, alicerçada na solidez e robustez de uma marca, capaz de impulsionar qualquer negócio para o próximo nível de excelência e desempenho.