Call Me Gorgeous em suspenso porque outra entidade registou a marca

Às vezes parece tudo perfeito: encontramos o nome ideal para uma marca que queremos a lançar; o design combina exatamente com o nome; a própria sonoridade assenta como uma luva no ouvido. A máquina está em movimento, começam as vendas, o mercado recebe o produto de braços abertos e tudo aponta para o sucesso. Só há um pequeno grande detalhe: a marca já se encontra registada.

Acontece mais vezes do que imaginamos, até com empreendedores experientes. Foi o caso de Luís Borges, antigo modelo e empreendedor na área da Moda, e do seu projeto empresarial Call Me Gorgeous, um negócio de acessórios de moda lançado já em 2021.

Apesar de estar em atividade desde essa altura, o registo da marca por outra empresa, no final de 2023 (ou seja, dois anos mais tarde), inviabiliza, por agora, o seu uso, tendo por isso sido suspenso pelo empresário, que estuda agora alternativas legais para recuperar uma marca que considera sua.

Adivinha-se, assim, uma difícil batalha judicial. Isto porque Luís Borges criou a sua empresa há já três anos, com o nome comercial Call Me Gorgeous, Unipessoal, Lda. Tal como a Atual Marcas tem alertado várias vezes neste espaço, esse registo não é o suficiente para proteger a marca, apenas estabelece a designação de uma sociedade comercial e não uma marca.

Para isso, seria necessário que o empresário tivesse efetuado o pedido de registo, recorrendo a um parceiro especializado, como é o caso da Atual Marcas. Devidamente aconselhado e assessorado, o negócio da Call Me Gorgeous teria rapidamente conseguido os direitos para uso e exploração da marca com o mesmo nome. Mas isso não se verificou e surgiu, entretanto, um outro empreendedor – não relacionado com Luís Borges ou o seu negócio – tomou a iniciativa de pedir esse registo de marca, exatamente para a mesma atividade.

O mesmo foi aprovado, apesar da atividade anterior da empresa do ex-modelo, criando agora um conflito legal com elevados custos, um desnecessário dispêndio de tempo e, claro, assustadores prejuízos para um negócio já com 3 anos de atividade. E tudo seria evitável se, logo à partida, o projeto empresarial tivesse sido pensado e desenhado com base numa marca e no seu registo.

Nunca é demais lembrar: o nome comercial NÃO garante direitos sobre a marca com o mesmo nome. Quando está em causa um património tão valioso como a sua marca, não facilite, socorra-se SEMPRE de um especialista para planificar e gerir todo o processo. Na Atual Marcas temos tudo aquilo de que precisa para tornar a sua marca num projeto de sucesso, contacte-nos e saiba tudo o que podemos fazer pela sua marca e pelo seu negócio.

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