Coca-Cola vs. Yonest – vitória da empresa portuguesa na UE

À partida não parece haver qualquer problema com a criação de uma marca chamada Yonest. Criada por uma empresa portuguesa para dar nome aos iogurtes por ela produzidos, a marca acabou por ser envolvida num processo judicial movido pela gigante mundial Coca-Cola.

Agora, ao fim de uma batalha jurídica que durou cinco anos, os empresários portugueses viram ser-lhes atribuída a razão, já que os tribunais consideraram que a sua marca – Yonest – não criava risco de ser confundida com uma outra marca, detida pela Coca-Cola, a Honest.

A decisão confirma assim o registo da marca nos 27 países da União Europeia (UE), que foi conseguido em finais de 2023, possibilitando assim o relançamento da marca de iogurtes a nível nacional, para além da nova projeção internacional agora possível com o desbloqueio legal.

A empresa tinha-se visto forçada a suspender a produção há 4 anos, devido aos efeitos económicos da pandemia de Covid-19, bem como das dificuldades na expansão da União Europeia, devido ao processo movido pela Coca-Cola em 2018, quando a Yonest efetuou a sua primeira tentativa de registo da marca no espaço da UE.

A multinacional opôs-se, alegando “confundibilidade com uma marca sua”, a Honest, que comercializa bebidas à base de chá. Isto, apesar da portuguesa Yonest ter registo de marca em Portugal desde 2011, o que significa que é mais antiga na UE do que a marca detida pela Coca-Cola, o que garantia prioridade à empresa portuguesa.

O fim – por agora – do conflito legal abre caminho ao regresso da Yonest, cujos iogurtes voltaram há cerca de um mês às prateleiras dos supermercados e lojas online, perspetivando ainda o avanço para outros mercados: Espanha, em 2025, e outros países da União Europeia a breve prazo.

Novamente, fica comprovada a importância de uma boa gestão de marca. Neste caso, o registo em Portugal permitiu à Yonest alegar antiguidade, um argumento que prevaleceu em tribunal, permitindo a uma empresa de dimensão relativamente pequena bater o pé a um gigante mundial, que pretendia impor a sua força financeira aos argumentos legais. Na Atual Marcas estamos preparados para defender o seu negócio e a sua marca, criando uma estratégia que o poupará de complicações legais e criará condições para potenciar a sua rentabilidade.

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