Uma letra ou uma palavra podem fazer a diferença, alterando o sentido ou mesmo a sonoridade. Mas também pode gerar confusão entre nomes e marcas, pelo que remover ou acrescentar uma ou mais letras quando se quer registar a marca nem sempre é garantia de que ela vai ser aceite, ou que se livra de reclamação.
Que o diga a microempresa portuguesa Upgrade It To The Next Level, que apresentou recentemente o seu pedido de registo para a marca “GPT – Gestão Para Todos”, destinada a dar nome a uma formação de três dias, na área de gestão financeira. À primeira vista, não conflitua com qualquer outra marca, mas houve quem encontrasse semelhanças com marcas de relevo internacional.
A empresa OpenAI é uma das maiores no mundo da inteligência artificial e é dona da maior referência atual em matéria de IA. Toda a gente conhece – e já terá usado – o famoso ChatGPT, o que o torna numa marca de impacto multinacional, levando a empresa a proteger a sua propriedade intelectual, incluindo as suas marcas.
Ora, sendo proprietária da marca ChatGPT, tratou de apresentar queixa nos tribunais portugueses, opondo-se à aprovação da marca nacional, concretizada em abril de 2025. A OpenAI assenta a sua argumentação na confusão gerada entre os nomes ChatGPT e GPT, exigindo que a pequena empresa da Póvoa do Varzim deixe de ter o direito de usar a marca GPT.
Diferendos destes podem acontecer a qualquer empresa, seja uma gigante multinacional, seja um pequeno negócio. Em alguns casos, é importante antecipar este tipo de situações pensando, com antecedência, em possíveis confusões fonéticas ou visuais, mesmo que as diferenças sejam ligeiras. Isto porque este tipo de processo atrasa a criação e gestão de marca, resultando muitas vezes em desperdícios de tempo e dinheiro que, num negócio mais pequeno, podem fazer toda a diferença.
Não arrisque o futuro da sua marca. Confie em profissionais especializados que asseguram a proteção da sua marca e orientam a melhor estratégia para prevenir recusas ou oposições indesejadas. Na Atual Marcas sabemos como transformar a sua marca num ativo de sucesso, rentabilizando ao máximo todos os recursos. Contacte-nos!