As empresas vivem um momento decisivo, sob o permanente desafio de rentabilizar ao máximo todos os seus ativos. Pequenos detalhes podem definir a fronteira entre o sucesso e o fracasso de um negócio, havendo por isso uma constante pressão para encontrar soluções que valorizem uma empresa em todas as suas áreas de intervenção.
E mesmo quando todas as opções já parecem esgotadas, há sempre lugar para a criatividade. É nesse momento que entram em cena os Ativos Intangíveis. Estes, são bens e direitos que apesar de não serem físicos, nem palpáveis, têm um elevado potencial de valorização. Entre estes ativos, destacam-se as marcas registadas, os registos de desenhos ou modelos, as patentes, os direitos de autor, as licenças e as autorizações.
Incluem-se no domínio da chamada Propriedade Intelectual e são, atualmente, um dos mais importantes meios de proteção e promoção da inovação, criatividade e competitividade. Numa economia com as características específicas da nossa, estes bens intangíveis são fundamentais para a consolidação dos negócios em Portugal e para a expansão para os mercados globais.
E de que forma valorizam o seu negócio? A Atual Marcas explica-lhe tudo, nas linhas seguintes:
1. Inovação
A Propriedade Industrial atua no seu negócio como uma espécie de Seguro de Vida da Inovação. Através dela, é garantida uma efetiva proteção legal a qualquer inovação criada e desenvolvida na sua empresa, abrangendo patentes, Marcas e desenhos ou modelos industriais.
Ora, em áreas de atividade nas quais a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos produtos assumam um papel fundamental, a Propriedade Industrial vai assegurar a exclusividade sobre as suas invenções. Desse modo, irá tirar partido e potenciar, ao máximo, todo o seu investimento em pesquisa e desenvolvimento.
2. Diferenciação
Cada vez mais decisiva no mundo dos negócios, a Diferenciação no Mercado garante um posicionamento seguro, na liderança da sua atividade. Uma Marca Registada é um ativo de muito elevado valor, que permite à empresa diferenciar os seus produtos e serviços relativamente aos dos seus concorrentes.
Associada a um Marca robusta e bem estabelecida, vem a reputação, capaz de influenciar as decisões do consumidor e construir uma forte lealdade à Marca. Essa é uma vantagem altamente competitiva para as empresas portuguesas, uma vez que a Marca reconhecida amplifica o valor dos produtos comercializados e dos serviços prestados.
3. Internacionalização
O mundo é o mercado de quem procura o sucesso. Numa lógica de negócio global, aceder a Mercados Internacionais é o caminho natural e isso só é possível com ativos Intangíveis protegidos através da Propriedade Industrial. Sem eles, dificilmente poderá vingar no mercado externo, onde a proteção legal oferecida por patentes e Marcas é condição essencial. Para um país de expressão reduzida num contexto mundial, a Propriedade Industrial é a arma secreta capaz de tornar um pequeno negócio local numa empresa de expressão e alcance multinacional.
4. Atração de investimento
Nunca como agora foi tão decisivo o investimento. Ser capaz de atrair o interesse de investidores assegura a entrada do seu negócio num novo patamar e isso só está ao alcance de empresas que disponham de um sólido portfólio de ativos intangíveis protegidos, pois são um irresistível polo de interesse para os investidores.
É aqui que entra a Propriedade Industrial, elemento distintivo e importante indicador de inovação, estabilidade e potencial de crescimento. Aos olhos de quem investe, esses ativos assumem-se como garantias de retorno sobre o capital investido, dando-lhe margem de segurança e aumentando a exposição do seu negócio no mercado financeiro.
5. Valorização e potenciação de receitas
Gerar receitas é o objetivo de qualquer negócio e a Propriedade Industrial é cada vez mais uma fonte direta de receitas para as empresas. A concessão de licenças de uso de patentes, Marcas ou outros direitos de propriedade intelectual abre caminho a oportunidades para as empresas portuguesas, que assim maximizam o potencial dos seus ativos intangíveis e conseguem diversificar fontes de receita.
Perante estes dados, não restam dúvidas de que a Propriedade Industrial é um fator cada vez mais decisivo na valorização dos ativos intangíveis das empresas portuguesas. Compreender a sua importância estratégica e o seu valor são hoje a chave do crescimento sustentado e do sucesso a longo prazo para qualquer negócio, em qualquer domínio de atuação.
A Atual Marcas é o seu parceiro de confiança nesta nova etapa. Com a chegada do Novo Ano, novos desafios se colocam às empresas, sendo, por isso, o momento ideal para avançar com uma nova estratégia de inovação. Não perca a oportunidade e aproveite a entrada em 2024 para dar ao seu negócio um novo impulso, assegurando, desde já, o registo da sua Marca!