A sua marca é, muitas vezes, o ponto de partida para um negócio bem sucedido. Mas antes de existir, ela tem primeiro de ganhar forma. Na verdade, a marca não nasce no dia em que o registo é aprovado, nem sequer quando a começa a utilizar comercialmente. A marca é um processo que tem sempre origem numa ideia e essa ideia é como um bom diamante que precisa de ser lapidado, bem trabalhado, antes de conquistar o valor que realmente tem.
A primeira coisa a fazer quando projeta a sua marca é olhar para dentro. Ou seja, focar-se no seu serviço ou produto que a nova marca vai representar e tentar encontrar pontos de ligação entre eles. O nome e a imagem associados à sua marca devem manter uma relação próxima com os valores, história e objetivos do seu negócio. Tem de haver uma forte cumplicidade entre ambos.
Em seguida, é tempo de olhar para fora, de procurar perceber muito bem a quem é que a marca se dirige. Não esqueça que a sua marca é, quase sempre, o primeiro ponto de contacto com o cliente. É ela quem o representa, será ela a responsável pela percepção que o mercado tem de si. A sua marca terá de comunicar com o universo de pessoas a quem o seu produto/serviço se destina. Tem, por isso, de gerar empatia, ser capaz de criar um elo com o mercado.
Mais do que uma lista de nomes, deverá ter agora definidas ideias, objetivos, conceitos e princípios. Ainda assim, por esta altura já terá alguns nomes anotados no seu caderno, ou nalgum documento de texto do seu smartphone. É o momento ideal para fazer uma pequena triagem e o lugar certo para isso é a Internet. Uma pesquisa no Google vai revelar-lhe que, provavelmente, uma boa parte deles já estará ocupado com nomes já usados comercialmente ou não. Mesmo que não tenham marca registada, é sempre desaconselhável para evitar disputas futuras que poderão gastar-lhe importantes recursos.
A primeira parte do trabalho está concluída e segue-se a fase mais técnica, com uma importante componente administrativa. Nesta etapa decisiva é necessário escolher o seu consultor especializado na área da propriedade industrial, devendo rodear-se de especiais cuidados, uma vez que estes profissionais são decisivos para o sucesso da sua marca.
Os números são reveladores: 75% dos processos de registo de marca efetuados por pessoas inexperientes e sem apoio especializado, ou recorrendo a amadores, resultam em contestação. Na Atual Marcas estamos preparados para dar a resposta que a sua marca exige: rapidez, segurança, credibilidade. Levamos até si mais de uma década de experiência e um património feito de milhares de marcas registadas e geridas com sucesso.
Na Atual Marcas acrescentamos valor ao seu projeto e garantimos a valorização da sua marca, rentabilizando ao máximo o seu investimento. Fale connosco e descubra tudo o que podemos fazer pela sua marca e pelo seu negócio.